Eduardo Poulain




... Portanto se há um ‘’melhor amor’’ e um ‘’pior amor’’, há amor que mata e amor que vivifica. Por isto, alguém pode indagar: ‘’Por que há gente que fica preso ao ’pior amor’? Por que as insônias? Por que ficar grudado no telefone que não toca? Por que continuar dando presentes e recebendo rejeições de volta? Por que tolera certas humilhações públicas e íntimas?’’

É que nem sempre se pode sair de um pântano, de uma areia movediça, sem agarrar-se a um galho, corda ou outro tipo de socorro. E as neuroses são como cigarro. O fumante mesmo sabendo que aquele vício mata, nem sempre consegue dele se libertar. E assim como quem já deixou a bebida sabe que não se deve tomar um trago nem por brincadeira, quem já sofreu burramente por causa de amor ruim deve precaver-se.

O melhor amor é aquele que desperta um nós os nossos melhores sentimentos. Aí, então, nossa pele remoça, os olhos brilham e somos capazes de atravessar os anos numa fecundante aura.

Tempo de delicadeza (O melhor amor.) – Affonso Romano.

Resolvi postar esse texto pela força de sua veracidade. Sim, todos estão dispostos a querer o amor que não faz bem, confundindo constantemente o ‘’amor’’ com o ‘’sofrer’’. Eu sei, a relação entre os dois é confusa. Mas não, devemos deixar essa de: ‘’Se eu estou sofrendo tanto, sentindo tanto sua falta, é porque eu o amo.’’ Mentira! Se você está sofrendo, sentindo falta é por falta de reciprocidade, acredite, do contrário você não sentiria, mas não, queremos sentir falta, estar triste, amar é isso? Se for, eu não quero! Mas eu sei bem o que é isso, como todo mortal, meus sentimentos nem sempre foram retribuídos. E sim, eu sofri e não vi esse lado.

É incrível como o fato de ‘’gostar, querer, amar’’ de certa forma nos cega e nos rouba do mundo do raciocínio, sempre. Paro pra pensar, e o mundo gira em torno do amor, porra, será isso? Desde pequeno me contam que o amor só acontece uma vez, que somos metade de uma laranja, que só os bonitos e magros são amados e respeitados. Que merda, tudo mentira! Viver em busca de uma metade? Eu não me sinto meio, metade... Nasci inteiro, me sinto inteiro e gosto disso, e quero continuar assim. Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém. Acho que estou quase pronto, quero me apaixonar de novo, mas o pelo ‘’melhor amor’’ que é citado na crônica, eu o quero, na prática, um amor que vivifica.

0 Responses

Postar um comentário