Eduardo Poulain


''Disritmia de sentido. E sinto num segundo o que não sentia há horas, dias. O amor não chega devagar e nem muito menos atrofiando a linha da razão, ele vem quietinho, caindo pelos cantos. Seria como dá um pulo sobre areia fina e deixar os pés afundarem sem nem uma restrição. Com o sonhar do abraço, do sorriso gostoso através satisfação de estar no lugar certo refletido no olho, que derrete o coração, que vai nascendo, nascendo, crescendo, pulsando junto, letra, frase, livro, noite, pernas, mãos, sonhos, expectativas, arrependimento, decepção. O mundo pode te por pra cima e te colocar nos braços, até a altura da céu, nuvem, beijo. Mas ninguém sabe quando ele te trará de volta, de coração peça pra que ele me segura lá por um bom tempo.''

Eduardo Poulain
[clabemquererbysayo.jpg]
Eduardo Poulain




... Portanto se há um ‘’melhor amor’’ e um ‘’pior amor’’, há amor que mata e amor que vivifica. Por isto, alguém pode indagar: ‘’Por que há gente que fica preso ao ’pior amor’? Por que as insônias? Por que ficar grudado no telefone que não toca? Por que continuar dando presentes e recebendo rejeições de volta? Por que tolera certas humilhações públicas e íntimas?’’

É que nem sempre se pode sair de um pântano, de uma areia movediça, sem agarrar-se a um galho, corda ou outro tipo de socorro. E as neuroses são como cigarro. O fumante mesmo sabendo que aquele vício mata, nem sempre consegue dele se libertar. E assim como quem já deixou a bebida sabe que não se deve tomar um trago nem por brincadeira, quem já sofreu burramente por causa de amor ruim deve precaver-se.

O melhor amor é aquele que desperta um nós os nossos melhores sentimentos. Aí, então, nossa pele remoça, os olhos brilham e somos capazes de atravessar os anos numa fecundante aura.

Tempo de delicadeza (O melhor amor.) – Affonso Romano.

Resolvi postar esse texto pela força de sua veracidade. Sim, todos estão dispostos a querer o amor que não faz bem, confundindo constantemente o ‘’amor’’ com o ‘’sofrer’’. Eu sei, a relação entre os dois é confusa. Mas não, devemos deixar essa de: ‘’Se eu estou sofrendo tanto, sentindo tanto sua falta, é porque eu o amo.’’ Mentira! Se você está sofrendo, sentindo falta é por falta de reciprocidade, acredite, do contrário você não sentiria, mas não, queremos sentir falta, estar triste, amar é isso? Se for, eu não quero! Mas eu sei bem o que é isso, como todo mortal, meus sentimentos nem sempre foram retribuídos. E sim, eu sofri e não vi esse lado.

É incrível como o fato de ‘’gostar, querer, amar’’ de certa forma nos cega e nos rouba do mundo do raciocínio, sempre. Paro pra pensar, e o mundo gira em torno do amor, porra, será isso? Desde pequeno me contam que o amor só acontece uma vez, que somos metade de uma laranja, que só os bonitos e magros são amados e respeitados. Que merda, tudo mentira! Viver em busca de uma metade? Eu não me sinto meio, metade... Nasci inteiro, me sinto inteiro e gosto disso, e quero continuar assim. Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém. Acho que estou quase pronto, quero me apaixonar de novo, mas o pelo ‘’melhor amor’’ que é citado na crônica, eu o quero, na prática, um amor que vivifica.

Eduardo Poulain



- Começou a chover aqui.

- Faz um tempo que chove aqui.

- Mudança.

- Mudanças sempre me levam ao mar, sempre.

- Renovação.

- Engraçado, tudo termina no mar, ruim, bom, tudo. E ele continua lindo.

- Te acho parecido com o mar.

Eduardo Poulain


Hoje resolvi não rir, talvez algo muito forte me impedisse, é todo um jogo de querer, gostar, imaginar e depois se despedir. Mas você nunca sabe o que vem depois, então prefere ver nuvens, imaginar cores ou um futuro-salvação. Mas o que era bom se tornou um nó, que hoje me dói. Como se não fosse permitido tê-lo, como se fosse um castigo, e por isso o tenho aos poucos, de vez por vez. Hoje entram em mim sensações novas e intrusas, mas deixo plantado na mente o que marcou a carne naquela hora exata. Não seria fácil viver de lembranças, mas a vontade de tê-lo novamente me instiga, me move a um estado de alegria, esperança e vontade de lutar para um futuro reencontro em que eu me sinta mais uma vez pesado, de tão leve. É, eu o amo.

Eduardo Poulain


Pouco importa se os estímulos vieram de dentro ou de fora, se falarei de uma flor que murchou ou de uma abelha que voou. Vocês nem sempre se interessam por minhas palavras, sejam elas concisas, amargas, deploráveis, deformadas ou muitas vezes íntimas demais.

Motivos eu tenho pra escrever, e vocês de testemunhar. Sei que sobram maravilhas e abismos, e nessas maravilhas e abismos eu me atiro pra ser feliz sentindo medo, pra me descobrir e aprender a acreditar mais em mim também.Escrevo pra vocês, escrevo por mim. Nenhuma relação se mantém com um único lado se beneficiando. Todos precisaram perder e ganhar, só assim há duração, só assim se prolonga a união. Eu queria mais eu, mais vocês, mais a gente. Mas diz aí, quanto vale o companheirismo? Vale amizades ternas, vale viagens, vale cartas de declaração, vale conversas demoradas sem pudores, vale trocas de opiniões e risos, vale verdades e razões pra se viver, vale felicidade, vale o encontro das nossas vidas. Poucas são as criaturas que me tem inteiro. E vocês me têm. E gosto de me sentir preso, atado a vocês. Porque nos entendemos, nos respeitamos, porque as verdades não são motivos de brigas, porque somos poesia maldita que cala o peito um do outro quando o outro se manifesta. É caso de amor, do amor bonito e limpo que floresce. Percebem? Já enfiei amor no meio, sempre o amor. Ele desvirtua os sentimentos, as palavras, ele acabou de redirecionar minha carta, notam? Paro com ele por aqui. Daí vocês me perguntam por que essa mudança. E digo que pra mim não foi susto nenhum essa mudança, porque eu venho comigo mesmo há muito tempo, me acompanho desde acordar, até a hora de dormir. Me acompanho a todo canto, sei das minhas ansiedades, eu sei da minha modificação. Eu não estranhei a minha modificação. Daí as pessoas me olham e acham estranha essa mudança, se da outra forma funcionava tão bem. As pessoas não entendem, mas é sempre o mesmo: “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Então, é melhor você não se preocupar com o bicho e ser o mais você possível. O que as pessoas acham que é simples é o mais difícil. Eu não podia deixar de me satisfazer, já que eu vivi tanto tempo satisfazendo as pessoas. Então, vocês não vão entender algumas frases e textos, são do meu íntimo. Eu acho que tudo que eu fiz foi muito pouco, e se se assustaram com isso, não sei mais o que pensar daqui pra frente, porque eu mudei, não foi meu texto, foi minha cabeça que mudou, meus nervos que descansaram, meu travesseiro que é muito mais aconchegante, a minha cama que é muito mais gostosa, a minha vida que é muito melhor.

Eduardo Poulain